sábado, 27 de agosto de 2011
O nosso novo site
quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Jovens deixam-se surpreender no Acaférias 2011
Este campo de férias é aberto a todos os Jovens das paróquias que tenham completado o 7º ano de Catequese, pelo que as suas idades variavam entre os treze e os vinte e três anos, embora a média andasse pelos dezasseis ou dezassete. Ainda que os Jovens fossem maioritariamente da paróquia de Seixo da Beira, havia participantes também de Bobadela, Ervedal da Beira, Lagares da Beira, Lageosa, Lagos da Beira e Travanca de Lagos. Com uma equipa de onze animadores jovem (o mais velho, o sacerdote, com vinte e sete anos) e maravilhosa, o Acaférias deste ano teve um total de 57 pessoas acampadas na mata generosamente cedida pelo Sr. João Veríssimo, onde chegaram no transporte providenciado pelo Município de Oliveira do Hospital.
Quais são os objectivos?
Tratando-se de uma actividade essencialmente pastoral, os objectivos do Acaférias são sempre a formação humana e cristã dos Jovens. Neste sentido, o tema deste ano foi “Agarra a Vida”: os Jovens, ao começar a sua vida, precisam de a agarrar e viver como vale a pena, com a consciência de que essa vida é dom de Deus e de que só Deus pode dar a Vida verdadeira (daí o “V” maiúsculo de “Vida”).
Que tipo de acampamento?
Uma das características mais marcantes do Acaférias é o facto de ser aquilo a que se chama “campismo selvagem”: no meio de uma mata, onde não existe qualquer tipo de infra-estruturas (apenas um furo com a respectiva bomba de água), armamos as tendas, montamos a cozinha e as mesas de refeição, escavamos as latrinas, e preparamos os espaços onde tomamos banho e construímos a “rodinha” (círculo onde nos reunimos).
Que actividades realizaram?
Divididos por “patrulhas”, os Jovens jogam os jogos e desempenham todas as tarefas necessárias, tais como ajudar na cozinha, lavar a loiça, manter o campo limpo e arrumado… Entre as diversas actividades, destacam-se a Eucaristia (celebrada nos dois domingos na capela da Barra de Mira, com a comunidade local), a vigília de oração, o “raid” (caminhada com pistas até à praia da Costa Nova), a “caça”, o “paint-balão” (como o “paint-ball”, mas com… balões de água!), o “Dia fora” (contacto com a comunidade local), o “Dia com…” (este ano com o Sr. Fernando, da Cáritas), as tardes de praia com os seus jogos…
O Acaférias é para todos uma experiência única, inesquecível, que nos marca para toda a vida. Uma vez mais, o Acaférias contribuiu de facto para o crescimento espiritual e humano dos Jovens. Estamos motivados e, por isso, todos os animadores respondem aos Jovens ansiosos: “Sim, é para continuar para o ano! Deixem-se surpreender!”
sexta-feira, 15 de julho de 2011
Nomeações para o próximo ano pastoral
P. José Carvalho vai ser o novo pároco de Castanheira de Pêra
Estas nomeações implicam alguma movimentação de clero também nas paróquias da nossa unidade pastoral. Assim, ao Padre José Carvalho o Sr. Bispo lhe pede que assuma as paróquias de Castanheira de Pêra e Coentral, na região sul da diocese.
Diác. João Pedro vem trabalhar connosco
Natural de São Silvestre (concelho de Coimbra), o Diácono João Pedro Silva foi ordenado no passado 13 de Março e concluiu o seminário este ano lectivo. Esteve a estagiar em Penacova e foi agora nomeado para colaborar nas nossas paróquias.
Bem vindo, Sr. D. Virgílio!
quarta-feira, 22 de junho de 2011
Acaférias 2011
Os leigos e a Igreja da Coreia (2ª parte)
André Kim tinha quinze anos quando o seu pai foi martirizado. Sobreviveu com os familiares, graças à ajuda dos missionários franceses, que os enviaram para a China, onde o jovem se preparou para o sacerdócio e voltou diácono, em 1844. Posteriormente, foi ordenado sacerdote em Xangai e voltou à Coreia.
Devido à sua condição de nobre de conhecedor dos costumes e pensamento locais, obteve fecundos resultados no seu apostolado de evangelização. Até que, a pedido do bispo, seguiu em comitiva num barco clandestino para um encontro com as autoridades eclesiásticas de Pequim, que aguardavam documentos coreanos a serem enviados ao Vaticano. Foram descobertos e presos.
André era um nobre, por isso foi interrogado pelo rei, no intuito de que renegasse a fé e denunciasse os seus companheiros. Como não o fez, foi severamente torturado por um longo período e depois morto por decapitação, no dia 16 de Setembro de 1846 em Seul, Coreia. Com ele foram martirizados 103 homens, mulheres, velhos e crianças, sacerdotes e leigos, ricos e pobres. Porém, a jovem Igreja coreana floresceu com os seus mártires. Em 1984, o papa João Paulo II, cercado de uma grande multidão de cristãos coreanos, canonizou Santo André Kim Taegon e os seus companheiros.
Depois da guerra da Coreia, o país foi dividido dois (Coreia do Norte e Coreia do Sul). Algumas famílias ficaram separadas para sempre! Ainda hoje, na Coreia do Norte a Igreja vive na mais completa clandestinidade, perseguida sem perdão pelo regime comunista.
A Igreja da Coreia, que sobrevive apesar de todas estas dificuldades e apesar da falta de sacerdotes ao longo da sua história deve fazer-nos reflectir. Mesmo sem um Padre, os cristãos procuraram viver a sua fé. No futuro, entre nós, os sacerdotes não poderão estar tão presentes como hoje mas precisamos de continuar a viver a fé. Para isso, teremos que assumir o nosso papel na construção da Igreja. Estamos preparados para este desafio?
quarta-feira, 8 de junho de 2011
Dia de Corpo de Deus - horários
09h00 Lagos e Lageosa
11h00 Meruge (matriz) e Seixo
14h30 Bobadela e Travanca
16h30 Lagares e Ervedal
1ª Comunhão (excepto na Lageosa, Lagares e Seixo).
Profissão de Fé (excepto na Lageosa).
Os leigos na Igreja de hoje e o exemplo da Coreia
Ainda hoje, os leigos são o motor da Igreja coreana: a sua preciosa ajuda, em todos os campos da pastoral, torna a Igreja na Coreia uma das Igrejas que melhor compreendeu e colocou em prática o espírito do Concílio Vaticano II.
A Igreja na Coreia surgiu no início de 1600, a partir dos contactos anuais das delegações coreanas que visitavam Pequim, na China. Ali os coreanos tomaram conhecimento do cristianismo, especialmente por meio do livro do grande Padre Mateus Ricci, “A verdadeira doutrina de Deus”. Foi o leigo Lee Byeok que se inspirou nele para, então, fundar a primeira comunidade católica actuante na Coreia.
Apesar de algumas perseguições isoladas, a Igreja na Coreia desenvolvia-se. A pregação do Evangelho continuou, surgindo novos zelosos apóstolos para preencher o vazio deixado pelos mártires. E o número de cristãos chegou a 4000, o que é impressionante, considerando-se que até ali não tinham tido contacto com nenhum sacerdote! Esses cristãos perseguidos, martirizados, dispersos, ansiavam entretanto por uma só coisa: ter um sacerdote que pudesse ministrar-lhes os Sacramentos e guiá-los no caminho do Céu. Enfim, em 1793, chegou o recém-ordenado sacerdote chinês Tiago Chu, que exerceu o seu ministério clandestino durante vários anos, no meio de novas e terríveis perseguições, até receber a coroa do martírio em 1801. Com ele pereceu a nata da cristandade da Coreia. Mas as suas raízes já estavam suficientemente fortes para continuar a germinar nas catacumbas, ainda que novamente autocéfala. Esta carnificina ocorreu entre 1785 e 1882, ano em que o governo decretou a liberdade religiosa. Foram cerca de dez mil mártires, dos quais a Igreja canonizou muitos que foram agrupados numa só festa, encabeçados por André Kim Taegon, o primeiro sacerdote mártir coreano.
André nasceu em 1821, numa família da nobreza coreana, profundamente cristã. Seu pai, por causa das perseguições, havia formado uma “Igreja particular” em sua casa, nos moldes daquelas dos cristãos dos primeiros tempos, para rezarem, pregarem o Evangelho e receberem os sacramentos. Tudo funcionou até ser denunciado e morto, aos quarenta e quatro anos, por não renegar a fé em Cristo.
terça-feira, 17 de maio de 2011
Dia Catequístico Diocesano
10h00: Acolhimento. Concentração à entrada do Mandanelho; crianças são deixadas com os monitores; adultos dirigem-se para o salão dos Bombeiros.
10h30: Actividades. No salão dos Bombeiros, intervenções do Padre Carvalheiro, António Sala e Hélder Reis; no Mandanelho, as crianças jogam o jogo “A alegria de descobrir a Palavra Viva”.
12h30: Almoço partilhado, no Mandanelho. Bar e produtos regionais.
14h00: Animação cultural. Grupos de teatro e apresentação do novo CD do Padre João Paulo Vaz.
16h00: Preparação da Eucaristia. Ensaio…
16h30: Eucaristia presidida por D. Albino e concelebrada pelo clero presente.
17h30: Encerramento. Palavras do Sr. Bispo e surpresa (as crianças devem vir junto do altar para a surpresa).
18h00: Arrumações. Os monitores devem estar atentos à saída das crianças. Os catequistas do arciprestado devem permanecer no local para ajudarem a arrumar o espaço
Eucaristias - Fim-de-semana 28 e 29 de Junho (Dia Catequístico)
Dia 28, Eucaristia vespertina:
19h00 Lagos e Lageosa
20h30 Bobadela e Travanca
Dia 29, Domingo:
09h00 Lagares
10h30 Ervedal
12h00 Seixo
14h30 Meruge - Sª Conceição
sábado, 30 de abril de 2011
Padre Virgílio Antunes nomeado para Bispo de Coimbra
O novo bispo já dirigiu a sua mensagem à Diocese de Coimbra.
A Diocese de Coimbra saudou o novo Bispo.
Toda a documentação aqui: http://www.fatima.pt/portal/index.php?id=43478
Mensagem do Bispo Eleito de Coimbra
SAUDAÇÃO AO POVO DE DEUS DA DIOCESE DE COIMBRA
Santo Padre Bento XVI acaba de me nomear bispo de Coimbra. A Sua Santidade o Papa asseguro a comunhão no ministério e a cooperação fiel em ordem à construção da Igreja de Jesus Cristo, de cuja unidade é o sinal visível, e peço que me confirme na fé católica e apostólica.
Nestas circunstâncias muito especiais, quero dirigir-vos uma saudação fraterna e manifestar a minha plena disponibilidade para ir ao vosso encontro na realização da missão que a Igreja de Deus me confia.
Nesta saudação incluo todos os membros da porção do Povo de Deus, que é a diocese de Coimbra: os presbíteros, diáconos e seminaristas; os religiosos, religiosas e membros de institutos seculares; a grande multidão de leigos de todas as condições.
Dirijo-vos uma palavra especial, a vós, jovens, rapazes e raparigas, cheios de sonhos de uma vida grande e bela, que hoje encontrais tantos obstáculos à vossa realização. Convido-vos a procurar em Cristo, o vosso companheiro de todas as horas, a alegria e a esperança que buscais. Espero encontrar-vos frequentemente e dedicar-vos parte significativa da minha acção pastoral.
Ao senhor D. Albino Cleto e ao senhor D. João Alves envio um forte abraço, sinal da grande admiração pelo testemunho de fé e de amor à Igreja, que têm dado. Reconheço o trabalho que realizaram nos longos anos de ministério e agradeço a amizade que têm manifestado para comigo.
Respeitosamente saúdo as autoridades autárquicas, académicas, civis e militares presentes na área da diocese de Coimbra, augurando a mais frutuosa mútua colaboração. Cumprimento afectuosamente todos os membros das outras Igrejas Cristãs, os que professam outras religiões e todos os homens e mulheres de boa vontade.
Quando penso no convite que a Igreja acaba de me fazer e na aceitação que manifestei, volto sempre às convicções, já remotas, que me fizeram avançar no caminho da vida cristã e da vocação sacerdotal. Recordo que nos anos da juventude me deixei seduzir por Cristo, considerei que Ele era o “tudo” da minha vida e teria em mim o primeiro lugar. Desejei, desde então, estar disponível para servir onde a Igreja precisasse de mim. Procurando ser fiel ao Deus que me amou e que agora me chamou a um novo serviço, consciente das limitações e dificuldades, canto agradecido os seus louvores.
À Igreja de Coimbra une-me uma já longa ligação, desde o tempo em que aí fiz a minha formação teológica, até aos anos mais recentes de docência no Instituto Superior de Estudos Teológicos. Ao olhar para a Igreja que sou chamado a servir, gostaria de vos dizer que, a partir da fé na presença operante do Espírito Santo, vislumbro nela uma imensidão de potencialidades. Temos a graça de viver num tempo de grandes desafios à fé cristã e ao testemunho vivo de todos os membros da Igreja. Vejo diante de nós os desafios da nova evangelização, que nos pedem um novo entusiasmo e um novo fascínio pela pessoa de Jesus Cristo, o Evangelho que acolhemos e anunciamos. Confio no vigor da vossa fé, no vosso amor a Cristo e à sua Igreja; em comunhão uns com os outros e com Deus, podemos dar ao mundo novas sementes de esperança.
Pedi a Deus por mim, para que a minha presença no meio de vós constitua um serviço à fortaleza da vossa fé, um incentivo aos laços de comunhão eclesial.
Aqui, na Capelinha das Aparições, no Santuário de Fátima, confio a Nossa Senhora a vida e o ministério, nesta nova etapa da minha entrega à Igreja. Peço-lhe que interceda por mim e por vós, junto do Deus, Santíssima Trindade, que adoramos.
P. Virgílio do Nascimento Antunes
quarta-feira, 13 de abril de 2011
Semana Santa 2011
segunda-feira, 4 de abril de 2011
Renúncia Quaresmal - REPARTE O TEU PÃO
Encontro de Ramos e Via Sacra Jovem
segunda-feira, 14 de março de 2011
Jovens da Paróquia de Seixo da Beira no Sarzedo
O lugar escolhido para o encontro deste ano foi o Sarzedo! Contou com vinte e oito pessoas (sete animadores, incluídos os párocos, dezanove jovens do Seixo da Beira e dois jovens das Seixas, freguesia do Seixo) que foram maravilhosamente acolhidas pelos sarzedenses!
No sábado de manhã chegámos ao Centro Pastoral da Região Nordeste, onde acantonámos nestes dias. Depois de almoço os Jovens fizeram um divertido peddy-paper de reconhecimento do terreno pelo qual ficaram a saber muitas coisas sobre o Sarzedo (terra para eles desconhecida até aí) e interagiram com os sarzedenses.
No fim do dia, juntamente com Jovens do Sarzedo, foi preparada a Eucaristia do dia seguinte. À noite foi tempo para um fascinante encontro sobre a relação ente a fé e a ciência.
No Domingo, com a alegria dos cânticos, acompanhados de guitarra e órgão, foi visível a alegria de partilhar a fé na Eucaristia dominical, tanto nos Jovens do Seixo como nos paroquianos do Sarzedo.
A tarde Domingo foi passada pelos Jovens no belo miradouro do Sarzedo a inventar e preparar jogos para o serão do dia seguinte, passado e jogado também com os Jovens do Sarzedo.
A noite foi de alta pressão, quando um concurso testava os conhecimentos de todos em perguntas de cultura geral e de religião.
Na segunda-feira, durante todo o dia, um jogo de pistas conduziu os Jovens do Seixo a pé até ao santuário do Mont’Alto, num percurso ao mesmo tempo divertido e espiritual onde descobriram mais a pessoa de Jesus Cristo, a Quem seguem como Jovens cristãos.
Na terça-feira de Carnaval, dia de avaliação, arrumações e regresso ao Seixo, era bem visível aquele misto de alegria e de saudade enquanto, cá fora e em roda, se cantava “Um Amigo”, a canção que sempre serve de despedida nos nossos encontros.
Adeus, Sarzedo! Nunca mais esqueceremos os dias que aí passámos, a simpatia dos sarzedenses, a experiência de Deus que fizemos e o convívio que vivemos. Até sempre!
Padre Orlando Henriques
sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011
Os frutos da campanha de Advento e a Casa do Gaiato
Não foi possível levar nesta viagem nenhuma criança ou adolescente das nossas catequeses, como estava inicialmente previsto, mas ficou o convite dos Gaiatos para um convívio no futuro.
Depois de um atarefado percurso (de vários dias!) pelas paróquias a recolher o que cada centro de catequese conseguiu reunir, foi possível (numa noite vento gelado!) carregar, com a ajuda dos Jovens do Seixo, uma carrinha de 9 lugares com tantas coisas que mal cabiam as três pessoas que, no dia seguinte, seguiram viagem.
E foi assim que no sábado, dia 22 de Janeiro, a nossa carrinha deu entrada na Casa do Gaiato onde era bem visível a alegria das crianças mais pequenas (entusiasmadas, sobretudo, com os brinquedos) e o espírito de ajuda, em especial dos jovens Gaiatos mais velhos, auxiliando a descarregar a carrinha.
Podemos dizer que fizemos um bom trabalho e que o nosso objectivo foi cumprido. Falta apenas organizarmos um intercâmbio para, com as nossas crianças e jovens, respondermos ao convite de uma visita aos Gaiatos…
sexta-feira, 21 de janeiro de 2011
PLANO PASTORAL Calendarização
2011
Janeiro
09 – Festa inter-paroquial das Famílias
17-20 – Formação permanente do Clero (Praia de Mira)
18-25 – Oitavário de Oração pela Unidade dos Cristãos
18 – Aniversário Irmandade Travanca (Missa e romagem ao cemitério) às 20h.
27-30 – Curso de Cristandade (Homens)
30 – Bodas de Ouro de Franclim e Lisa no Seixo.
Fevereiro
03-06 – Curso de Cristandade (Mulheres)
11 – Festa do Doente em Lagares, 14h30.
12 – Casamento de Joana e Rui em Lagos, 12h.
19 – Baptismo do Nuno no Ervedal, 12h.
20 – Festa do Beato Francisco, padroeiro dos acólitos.
21-25 – Retiro Anual do Clero (1º turno)
26 – Curso de Planeamento Familiar promovido pelo SDPF, em Arganil (1ª parte).
27 – Baptismo do Samuel no Ervedal, 10h30.
27 e 28 – Encontro dos Padres Novos.
Março
03 – Aniversário natalício do Senhor Bispo
04 -08 – Encontro de Carnaval dos Jovens
09 – Quarta-feira de Cinzas
15 – Recolecção do Clero da região nordeste
16-18 – Semana de Formação Litúrgica
20 – Festa da Palavra (4º ano)
20 – Retiro para casais organizado pelo SDPF
26 – Encontro com representantes dos Párocos na Visita Pascal, 21h30.
27 – Dia Caritas
31 – Retiro para Jovens organizado pelo SDPJ
Abril
08 – Fim das aulas do 2º período, nas escolas.
08 – Encontro trimestral dos Jovens.
10 – Festa dos Mandamentos (5º ano)
16-17 – Encontro de Jovens dos Ramos
21-24 – Sagrado Tríduo Pascal
24 – Páscoa.
25 – Missa em Andorinha às 09h00; Missa na Póvoa de S. Cosme às 10h00; Missa em Negrelos às 15h00.
(26 – Missa na Felgueira ou Pedras Ruivas (Festa)?
26 – Início das aulas do 3º período, nas escolas.
30 – Peregrinação Nacional dos Acólitos a Fátima. Fátima Jovem.
Maio
01 – 1ª Comunhão no Ervedal e Seixo.
01 – Festa no Vale Torto; Festa na Lageosa (1ª Comunhão e Prof. Fé).
03 – SDEC, formação catequética do clero
07 – Procissão de velas na Póvoa de S. Cosme às 21h30)
08 – Festa das Bem-aventuranças (7º ano)
08 – Festa de Nª Senhora de Fátima, na Póvoa de São Cosme, às 15h00.
(08 – Festa nas Seixas?)
12 – Procissão de velas em Vila Franca da Beira (Missa e procissão, às 21h00)
13 – Procissão de velas em Travanca de Lagos, às 21h30.
15 – Festa Diocesana das Famílias.
21 – Casamento de Ana e Nuno em Lagos, 11h.
21 – Encontro Trimestral de Jovens, 21h30
22 – Festa da vida (8º ano)
28 – Casamento de Lília e Orlando no Seixo, 12h.
29 – Dia catequístico diocesano, em Oliveira do Hospital
Junho
01 a 03 – Encontro de Padres Novos.
04 – Casamento de João e Catarina na Lageosa, 12h.
04 – Peregrinação de Casais.
(05 – Festa na Sobreda?)
11 – Crisma (à noite, na vigília do Pentecostes).
12 – Dia de Pentecostes. Festa do Pentecostes (9º ano de catequese). Festa no Vale de Ferro, às 15h30.
19 e 20 – CPM em Oliveira do Hospital.
19 – Dia da Igreja Diocesana.
19 – Festa em Aldeia Formosa?
23 – Corpo e Sangue do Senhor. 1ª Comunhão na Bobadela, Lagos e Meruge. Profissão de Fé na Bobadela, Ervedal, Lagos, Lagares, Meruge e Seixo.
25 – Encerramento do Ano Pastoral e Festa da Catequese.
26 – Ordenações da Sé de Coimbra, 16h00.
Julho
01 e 03 – Festa do Sagrado Coração de Jesus (A.O. de Lagares)
02 – Passeio dos responsáveis da comunidade
03 – 1ª Comunhão em Lagares e Travanca. Profissão de Fé em Travanca.
03 – Festa em Travanca de Lagos (com 1ª Comunhão) às 15h00.
04-08 – Retiro anual do clero (2º turno)
16 – Casamento de Rui e Susana em Lagares, 11h30.
22-01 – ACAFÉRIAS
23 – Casamento de Filipa e Bruno na Bobadela, 15h.
24 – Festa na Bobadela, 15h30.
Agosto
22-01 – ACAFÉRIAS
06 – Casamento de Paula e Luís em Meruge, 11h30.
07 – Casamento de Stephanie e Rafael em Nelas, 14h30
(07 – Festa Fiais da Beira?)
11 -21 – Jornada Mundial da Juventude em Madrid
13 – Casamento de Laura e Sebastien em Vila Franca, 13h.
13 – Procissão de velas em Meruge às 21h30 (Festa)
14 – Baptismo da Eva no Ervedal, 10h30
14 – Baptismo da Beatriz em Lagares, 10h30
14 – Festa na Póvoa de S. Cosme, às 16h00; Festa em Meruge, às 15h00.
15 – Festa Sra. da Assunção. Missa na capela de Nª Senhora da Estrela (Seixo); Festa em Vila Franca da Beira, às 16h00.
19 – Missa e procissão de velas em Nogueirinha às 21h00 (Festa).
20 – Casamento de Ana Rosa e Nuno, em Meruge 11h00
20 – Casamento de Nuno e Maribel, no Seixo 12h30
20 – Procissão de velas no Ervedal às 21h30 (Festa).
21 – Festa em Nogueirinha, às 15h00; Festa no Ervedal, às 16h00; Festa em Andorinha, às 18h00.
27 – Casamento de Marco e Celine, no Seixo 16h
28 – Festa em Lagares da Beira, às 16h00.
Setembro
03 – Casamento em Lagos às 12h.
09-11 – Retiro de Casais
Outubro
(02 – Festa em Negrelos?)
1ª Comunhão
Ervedal e Seixo: 1 de Maio
Bobadela, Lagos e Meruge: 23 de Junho
Lagares e Travanca: 3 de Julho.
Profissão de Fé
Bobadela, Ervedal, Lagos, Lagares, Meruge e Seixo: 23 de Junho
Travanca: 3 de Julho
sábado, 8 de janeiro de 2011
AGENDA Janeiro 2011
04 - Reunião de casais (preparação da Festa), casa paroquial do Seixo, 21h.
05 - Chamusca e Póvoa das Quartas, 19h.
05 - Conselho Económico de Meruge, 21h30.
06 - Felgueira e Vale Torto, 19h.
06 - Reunião de Baptismos no Seixo, 21h.
06 - Direcção do Lar de Lagares, 21h30.
07 - Eucaristia no Lar Lagares, 10h30.
07 - Direcção do Lar do Ervedal, 17h.
07 - Negrelos e Andorinha, 19h.
07 - Jantar de Natal do Grupo Voluntariado, 20h30.
09 - Baptismo em Lagares.
09 - Baptismo no Seixo.
09 - Festa das Famílias, na sede do Clube Vasco da Gama, no Seixo, 13h15.
11 - Conselho Económico do Ervedal, 21h15.
12 - Sobreda e Seixas, 19h.
12 - Grupo de Voluntariado de Lagos, 21h15.
13 - Aldeia Formosa e Vila Franca, 19h.
13 - Direcção da OEGMB, 21h.
14 - Póvoa de S. Cosme e Fiais, 19h.
14 - Conselho Económico do Seixo, 21h30.
17—20 - Formação Permanente do Clero em Mira.
18 - Eucaristia do aniversário da Irmandade de Travanca, 20h00.
20 - Pedras Ruivas e Vale Torto, 19h.
21 - Eucaristia no Lar do Ervedal, 10h30.
21 - Negrelos e Andorinha, 19h.
21 - Direcção do CSP Seixo, 21h30.
26 - Sobreda e Póvoa das Quartas, 19h.
26 - Encontro dos grupos Sócio-caritativos, Lar do Ervedal, 21h30.
27 - Vila Franca e Aldeia Formosa, 19h.
28 - Eucaristia no Lar da Bobadela, 10h30.
28 - Póvoa de S. Cosme e Fiais, 19h.
28 - Encontro de ministérios laicais, Lar de Lagares, 21h.