quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Advento: piedosa e alegre expectativa


Com o tempo do Advento iniciamos o novo ano litúrgico. Este ano será no próximo dia 28, dia em que calha o Domingo I do Advento.

Deus vem visitar-nos
A palavra Advento significa chegada (em latim adventus). Era o termo que os romanos usavam para designar a visita de um deus ou imperador. Assim, no vocabulário cris-tão, quando falamos de Advento falamos da espera da vinda do Senhor.

As duas vindas
Deus já nos visitou uma vez, quando nasceu há 2000 anos e teve uma vida humana em tudo igual a nós excepto no pecado; e há-de vir uma segunda vez, de forma glorio-sa, no fim dos tempos. Assim, o Advento, que antecede o Natal (1ª vinda do Senhor), é um convite a prepararmos a 2ª vinda do Senhor, no fim dos tempos. Na verdade, Ele visita-nos todos os dias, e há-de vir de forma gloriosa no final, por isso há que ter sempre o coração preparado para o receber. No Advento a Igreja (que somos nós) clama «Vem, Senhor Jesus!» e escuta a resposta: «Erguei-vos e levantai a cabeça porque está perto a vossa redenção».

O roxo
No Advento, os paramentos (vestes que o sacerdote veste na liturgia) são roxos. O roxo é uma cor que nos fala da dimensão penitencial do Advento e, ao mesmo tempo, da expectativa de quem espera o Senhor que vem. Não é um tempo tão peniten-cial como a Quaresma, é principalmente tempo de esperança na vinda do Senhor que nos vem salvar. Porém, não esquece o arrependimento e purificação de que precisamos para receber bem o Senhor que vem: «Arrependei-vos porque está próximo o Reino dos Céus!», clama S. João Baptista na liturgia do Advento.


Preparando o Natal, o Advento é uma espera vigilante, alegre e piedosa do Deus que visita o seu Povo.

Sem comentários:

Enviar um comentário